TRIGUṆAS
Os guṇa-s ou qualidades são classificados em três qualidades, também denominados de Triguṇa-s (tri=três; guṇa = qualidade). Pelo conceito do Triguṇa podemos qualificar tudo no universo. É um conceito bastante estudado e vivenciado nas filosofias Sāṁkhya e Yoga da Índia. Os Triguṇa-s são denominados sattva, rajas e tamas. Todos nós possuímos as três qualidades atuando dentro de nós, porém, sempre existem algumas qualidades predominantes e essas definem a qualidade do caráter, pensamentos, comportamentos, hábitos, sobre tudo onde você atua no domínio espiritual. É importante saber que estamos entre uma qualidade ou outra, por exemplo, quando dormimos estamos na qualidade de tamas, quando estamos praticando um esporte ou numa tarefa enérgica como um advogado numa defesa de uma causa jurídica, está predominantemente em rajas guna. Quando estamos meditando ou com alegria numa brincadeira ou até uma dança, orando ou contemplando algo, com seus melhores sentimentos, estamos num momento sattva guna.
As características das qualidades dos guṇa-s são:
SATTVA
SATTVA GUNA
“Destes, Sattva que por sua pureza é luminoso e saudável, ata por apego à felicidade e por apego ao conhecimento, ò homem sem pecados.“ Bhagavad Gītā – XIV:6
Virtude, pureza, bondade, equilíbrio, harmonia, calma, felicidade, sutileza, brilho, transparência, vivacidade. Os vários tipos de manifestações como paz, alegria, contentamento e serenidade.
Seu alimento é moderado, puro, fresco, natural e orgânico como frutas, legumes, verduras e grãos, alimentos isentos de produtos químicos, leite e derivados como queijos frescos, coalhadas e iogurtes, evitando os queijos de veias azuis ou verdes tipo roquefort e gorgonzola.
Quando em predominância sobre os outros guṇa-s, prevalece tanto no indivíduo como no coletivo, a busca por conhecimento elevado, a espiritualidade e tem tendências por transpor os limites físicos, a pessoa possui interesses mais sutis, elevados.
RAJAS
RAJAS GUNA
“Conheça então Rajas como sendo da natureza da paixão, a fonte da sede (por prazer sensual) e do apego; ele ata o encarnado rapidamente, Ó Arjuna, por apego à ação.” Bhagavad Gītā – XIV:7
Movimento, atividade, estímulo, inquietude, agitação, excitação, paixão, distração, vaidade, ambição, pessoas que comem muito, os alimentos de sua preferência são muito estimulantes, picantes, amargos, salgados ou cheios de temperos e sabores, falam muito, movimentam-se muito, são orgulhosas, possuem vários tipos de manifestações de ira, raiva, arrogância, intenção de domínio sobre outros, são pessoas passionais, dedicam-se muito ao dinheiro e prazeres sexuais por seu próprio prazer. Um indivíduo ou uma sociedade que predomina esse guṇa, predomina o dinamismo, a prosperidade e o progresso materialista.
TAMAS
TAMAS GUNA
“Mas conheça Tamas como nascido da ignorância, iludindo todos os seres encarnados; ele ata rapidamente, Ó Arjuna, por falta de atenção, indolência e sono.” Bhagavad Gītā – XIV:8
Inércia, letargia, estupidez, confusão, escuridão, preguiça, inatividade, passividade, torpor, apatia, depressão, insensatez, ignorância, dormem muito, preferem alimentos pesados, impuros, passados, impróprios, comem e bebem por prazer, consomem muitos produtos artificiais. Um indivíduo ou uma sociedade que predomina esse guṇa, impera a decadência através da própria ignorância.
Palavras finais
Podemos classificar tudo neste universo dentro das qualidades dos triguṇa-s, os alimentos, as atitudes, personalidade, estado emocional, assim como as qualidades dos pensamentos.
Os triguṇa-s possuem vários “níveis” por assim dizer em relação a cada guṇa. Por exemplo, uma pessoa de mente impura, preguiçosa, e outras mais características tamo-guṇa pode estar mais ou menos próxima ou distante da qualidade rajo-guṇa, dependendo do grau e intensidade das características em que se encontra. Nunca uma condição tamas salta direto para uma condição rajas ou na seqüência em ordem, para qualidade sattva. Uma qualidade de pureza atingida em sattva não decai para impura (tamas) diretamente sem passar pelo rajas. São como processos em que os seres transitam de acordo com o seu grau de pureza, de acordo com a sua espiritualidade. Em determinadas situações, algumas pessoas podem predominar a qualidade de tamas, rajas ou sattva, de acordo com a ressonância do seu estado de consciência e conseqüentemente físico.
Um corpo leve, uma mente serena, uma alimentação moderada e equilibrada, fresca e pura como a água da nascente, as frutas recém colhidas, legumes, cereais e verduras frescos, predominam o sattva-guṇa.
Um corpo rígido, uma mente agitada, ambiciosa, desejos de fama, poder, uma alimentação muito picante, com muitas misturas, temperos, predominam o rajo-guṇa.
Um corpo pesado, bruto, doente, obeso, rígido, uma mente letárgica, pensamentos não claros, dificuldade de raciocínio e compreensão comum, pensamentos impuros, uma alimentação com líquidos artificiais, alcoólicos, refrigerantes, carnes (vermelhas, brancas e frutos do mar), alimentos cheios de conservantes e outros aditivos químicos, assim como alimentos passados ou velhos, predominam a qualidade de tamo-guṇa.
Um caminho para o ser humano é se tornar cada vez mais sáttvico em todos os sentidos, para tanto, torne-se sáttvico vivenciando as qualidades descritas acima do sáttvico. Controle pensamentos e atitudes tamásicas com rajásicas, controle pensamentos e atitudes rajásicos com sáttvicos. Para se manter num guṇa não pode existir concordâncias internas com os outros guṇa-s, o sattva-guṇa para o Ser, não se mistura com os outros guṇa-s. Quando se tem uma mente serena, calma, ativa e pura, com predominância de sattva-guṇa, diversas virtudes são manifestadas em nosso ser. Procure manter-se em sattva-guṇa, simplesmente vivenciando suas qualidades, purifique-se, espiritualize-se, estabilize-se nesta ressonância.
E você? Em qual momento e qual guna é mais comum para você?
Qual a diferença entre os alimentos raja e tamas? Poderia dar exemplos?
Olá Anete, obrigado pela pergunta.
Os alimentos na qualidade de Rajas são alimentos estimulantes, picantes, amargos, salgados ou seja os alimentos bem temperados e diversos sabores que estimulam. Os temperos nos alimentos os tornam mais rajásico (rajas guna). Por exemplo, quando se faz um arroz com somente um pouco de sal é um arroz mais para a qualidade de sattva guna mas quando se tempera esse arroz com sal, alho, curry, gengibre e pimenta do reino, o mesmo arroz se torna mais rajásico (rajas guna), esse arroz temperado é indicado para quem tem muitos trabalhos (físico ou mental) porque produz mais estímulos, assim como alguns alimentos como uma rúcula ou jiló, exemplos que são naturalmente rajásicos pelos sabores fortes. Agora alimentos na qualidade de tamas, em todo excesso de um alimento já se tornam tamásicom, os excessos geram muitos processos internos que nos levam no mínimo a letargia. Os alimentos tamásicos produzem inércia, letargia, estupidez, confusão, falta de clareza mental, preguiça, torpor, a pessoa se sente apática, pode gerar facilmente tristeza e até depressão, insensatez, ignorância, sensação de muito sono o dia inteiro mesmo depois de dormir bem, você percebe sua condição quando compulsivamente prefere alimentos pesados, impuros, passados, impróprios, muitos produtos artificiais. Exemplos desses alimentos são refrigerantes, bebidas alcóolicas, carnes embutidas, alimentos muito processados, assim como comida congelada que apesar de ser prático, tem muito menos energia no alimento do que o alimento fresco, biscoitos como o negresco e cia. assim como todos outros processados e até o leite de caixinha que tem muitas químicas. Outro exemplo simples são os sucos, os de caixinhas mesmo com o rótulo de natural são tamásicos, quando se prepara o suco com frutas frescas de qualidade e bate na liquidificador, esse suco tem a qualidade de sattva guna, mas quando no suco se adiciona mel moderadamente ou limão (limão com melancia é uma delícia) já é um suco rajásico e quando inclui muito açúcar ou adoçantes artificiais o suco se torna tamásico.
Gosto de mencionar que no oriente em geral você vê em muitos países o comércio de frutas, legumes e verduras, frescos, colhidos e levado ao mercado de rua de manhã, e quase não se encontra supermercados. É uma excelente cultura para se alimentar e você vê um povo predominantemente com energia e magros, dificilmente você vê um obeso e no ocidente vemos muitas crianças já bem gordinhas e até obesas. No Brasil, por vários motivos, temos praticamente que comprar, nos grandes centros, nosso alimento nos supermercados que fazem de tudo para conservar os alimentos que geralmente não são frescos e comemos muitas frutas, legumes e verduras um pouco ou muito passado, nunca frescos e muitas vezes processados.
O que devemos fazer?
Recomendo no seu dia-a-dia observar o que é mais fresco e menos processado para se alimentar, o que possui ao seu alcance com mais qualidade e não se perturbar por alguns momentos não ter acesso ao ideal.
Fazendo um gancho com o tema da meditação, é preciso uma alimentação mais equilibrada para meditar, do rajásico para o sáttvico, porque predominantemente comendo as famosas “porcarias” não vai gerar uma condição mental favorável, não vai conseguir estabilizar a qualidade do pensamento e as emoções. Vai predominar pensamentos e emoções desqualificadas e não vai ter força de vontade suficiente para manter um pensamento qualificado ou direcionar o pensamento para um objetivo.
Espero ter respondido sua dúvida e não hesite em continuar a questionar o que escrevi e ou fazer mais perguntas. Suas perguntas definitivamente ajudam na sua compreensão e de outros também. Obrigado!
Obrigada pela explicação. Beijo
Obrigado pela oportunidade de compartilhar! Bj
E a farinha branca, Luiz?
Oi Marisa, as farinhas em geral são usadas em receitas de pães, bolos, doces e de outras formas, sempre em conjunto com outros ingredientes e dessa forma deve ser analisado caso a caso. A farinha por sí só está na qualidade de sattva por que vem de um grão, é algo natural. Sabemos por exemplo que um pão com farinha e fermento natural é melhor do que um pão com vários ingredientes químicos. Um pão com ingredientes mais naturais e fresco é melhor do que um pão cheio de química, congelado, requentado ou velho. Recomendo sempre que tiver dúvida, consumir pouco, é mais sáttvico. Normalmente você vai encontrar alimentos até tamásicos que fazem parte da nossa alimentação, principalmente quando comemos em restaurantes, porém devemos ter em mente que deve ser a minoria no prato. Preferencialmente devemos nos alimentar com produtos na qualidade de rajas e sattva gunas, evitando ao máximo alimentos na qualidade de tamas.
Obrigada!! Bj.
Olá Luiz! Obrigada por compartilhar.
Tenho uma dúvida.
Para o desenvolvimento da intuição, uma alimentação baseada na “SATTVA GUNA” seria mais eficiente? Qual a relação?
Muito obrigada!
Podemos relacionar uma mente (racional e emocional) mais estável e calma, favorecida por uma alimentação predominantemente na qualidade de sattva, na qual facilita a expressão da intuição. Os outros Gunas ou qualidades agitam ou entorpecem o ser como um todo e desta forma dificulta a intuição. Para desenvolver a intuição, além de cuidar dos pensamentos (sem julgamentos) e estabilizar o emocional, diferente de adivinhação, a intuição se manifesta fazendo silêncio interior, meditando e fora da meditação, manter a sua atenção na vida, sem qualquer tipo de julgamento, simplesmente trazer a atenção nos movimentos da vida e você naturalmente se tornará intuitivo.
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