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TRIGUṆAS

Os guṇa-s ou qualidades são classificados em três qualidades, também denominados de Triguṇa-s (tri=três; guṇa = qualidade). Pelo conceito do Triguṇa podemos qualificar tudo no universo. É um conceito bastante estudado e vivenciado nas filosofias Sāṁkhya e Yoga da Índia. Os Triguṇa-s são denominados sattva, rajas e tamas. Todos nós possuímos as três qualidades atuando dentro de nós, porém, sempre existem algumas qualidades predominantes e essas definem a qualidade do caráter, pensamentos, comportamentos, hábitos, sobre tudo onde você atua no domínio espiritual. É importante saber que estamos entre uma qualidade ou outra, por exemplo, quando dormimos estamos na qualidade de tamas, quando estamos praticando um esporte ou numa tarefa enérgica como um advogado numa defesa de uma causa jurídica, está predominantemente em rajas guna. Quando estamos meditando ou com alegria numa brincadeira ou até uma dança, orando ou contemplando algo, com seus melhores sentimentos, estamos num momento sattva guna.
As características das qualidades dos guṇa-s são:

SATTVA

SATTVA GUNA

“Destes, Sattva que por sua pureza é luminoso e saudável, ata por apego à felicidade e por apego ao conhecimento, ò homem sem pecados.“ Bhagavad Gītā – XIV:6

Virtude, pureza, bondade, equilíbrio, harmonia, calma, felicidade, sutileza, brilho, transparência, vivacidade. Os vários tipos de manifestações como paz, alegria, contentamento e serenidade.

Seu alimento é moderado, puro, fresco, natural e orgânico como frutas, legumes, verduras e grãos, alimentos isentos de produtos químicos, leite e derivados como queijos frescos, coalhadas e iogurtes, evitando os queijos de veias azuis ou verdes tipo roquefort e gorgonzola.

Quando em predominância sobre os outros guṇa-s, prevalece tanto no indivíduo como no coletivo, a busca por conhecimento elevado, a espiritualidade e tem tendências por transpor os limites físicos, a pessoa possui interesses mais sutis, elevados.

RAJAS

RAJAS GUNA

“Conheça então Rajas como sendo da natureza da paixão, a fonte da sede (por prazer sensual) e do apego; ele ata o encarnado rapidamente, Ó Arjuna, por apego à ação.” Bhagavad Gītā – XIV:7

Movimento, atividade, estímulo, inquietude, agitação, excitação, paixão, distração, vaidade, ambição, pessoas que comem muito, os alimentos de sua preferência são muito estimulantes, picantes, amargos, salgados ou cheios de temperos e sabores, falam muito, movimentam-se muito, são orgulhosas, possuem vários tipos de manifestações de ira, raiva, arrogância, intenção de domínio sobre outros, são pessoas passionais, dedicam-se muito ao dinheiro e prazeres sexuais por seu próprio prazer. Um indivíduo ou uma sociedade que predomina esse guṇa, predomina o dinamismo, a prosperidade e o progresso materialista.

TAMAS

TAMAS GUNA

“Mas conheça Tamas como nascido da ignorância, iludindo todos os seres encarnados; ele ata rapidamente, Ó Arjuna, por falta de atenção, indolência e sono.” Bhagavad Gītā – XIV:8

Inércia, letargia, estupidez, confusão, escuridão, preguiça, inatividade, passividade, torpor, apatia, depressão, insensatez, ignorância, dormem muito, preferem alimentos pesados, impuros, passados, impróprios, comem e bebem por prazer, consomem muitos produtos artificiais. Um indivíduo ou uma sociedade que predomina esse guṇa, impera a decadência através da própria ignorância.

Palavras finais

Podemos classificar tudo neste universo dentro das qualidades dos triguṇa-s, os alimentos, as atitudes, personalidade, estado emocional, assim como as qualidades dos pensamentos.

Os triguṇa-s possuem vários “níveis” por assim dizer em relação a cada guṇa. Por exemplo, uma pessoa de mente impura, preguiçosa, e outras mais características tamo-guṇa pode estar mais ou menos próxima ou distante da qualidade rajo-guṇa, dependendo do grau e intensidade das características em que se encontra. Nunca uma condição tamas salta direto para uma condição rajas ou na seqüência em ordem, para qualidade sattva. Uma qualidade de pureza atingida em sattva não decai para impura (tamas) diretamente sem passar pelo rajas. São como processos em que os seres transitam de acordo com o seu grau de pureza, de acordo com a sua espiritualidade. Em determinadas situações, algumas pessoas podem predominar a qualidade de tamas, rajas ou sattva, de acordo com a ressonância do seu estado de consciência e conseqüentemente físico.

Um corpo leve, uma mente serena, uma alimentação moderada e equilibrada, fresca e pura como a água da nascente, as frutas recém colhidas, legumes, cereais e verduras frescos, predominam o sattva-guṇa.

Um corpo rígido, uma mente agitada, ambiciosa, desejos de fama, poder, uma alimentação muito picante, com muitas misturas, temperos, predominam o rajo-guṇa.

Um corpo pesado, bruto, doente, obeso, rígido, uma mente letárgica, pensamentos não claros, dificuldade de raciocínio e compreensão comum, pensamentos impuros, uma alimentação com líquidos artificiais, alcoólicos, refrigerantes, carnes (vermelhas, brancas e frutos do mar), alimentos cheios de conservantes e outros aditivos químicos, assim como alimentos passados ou velhos, predominam a qualidade de tamo-guṇa.

Um caminho para o ser humano é se tornar cada vez mais sáttvico em todos os sentidos, para tanto, torne-se sáttvico vivenciando as qualidades descritas acima do sáttvico. Controle pensamentos e atitudes tamásicas com rajásicas, controle pensamentos e atitudes rajásicos com sáttvicos. Para se manter num guṇa não pode existir concordâncias internas com os outros guṇa-s, o sattva-guṇa para o Ser, não se mistura com os outros guṇa-s. Quando se tem uma mente serena, calma, ativa e pura, com predominância de sattva-guṇa, diversas virtudes são manifestadas em nosso ser. Procure manter-se em sattva-guṇa, simplesmente vivenciando suas qualidades, purifique-se, espiritualize-se, estabilize-se nesta ressonância.

E você? Em qual momento e qual guna é mais comum para você?

 

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